Viña Tarapacá lança no Brasil o tinto Gran Reserva Blend Series #1



Vinícola apresenta profundo estudo de solo realizado em Fundo El Rosario, que tem permitido potencializar a marca de vinhos Gran Reserva mais vendida no Chile




Visionária e pioneira, a chilena Viña Tarapacá realizou um estudo consistente no mapeamento e escavação de 373 poços em seus 611 hectares plantados para dissecar a estrutura dos solos e, a partir desse aprofundado conhecimento, manejar o vinhedo de forma a extrair as mais expressivas e diferenciadas características das uvas.

"Graças ao estudo fomos capazes de identificar sete séries de solos na região de Fundo El Rosario, todos de origem vulcânica, profundidade média e pedras angulares em sua maioria. Destes sete tipos de solo, cinco são particularmente adequados para a produção de uvas de alta qualidade: Piedmont, Mansel, El Mirador, El Ciruelo e Los Cardenales, atualmente destinados à elaboração da linha Gran Reserva", comenta Sebastián Ruiz, enólogo-chefe da marca.

O primeiro resultado deste trabalho acaba de chegar ao Brasil. De produção limitada, o novo Gran Reserva Blend Series #1 homenageia os melhores solos do Fundo El Rosario e combina a essência de uvas Cabernet Sauvignon da série de solos Piedmont e Syrah da série Mansel, com vinificação separada das uvas provenientes dos diferentes perfis de solo.

"É um vinho com perfil de fruta madura, expressivo e complexo, com destacadas notas de amora e ameixa. O envelhecimento em barricas foi de 12 meses, o que entrega aromas sutis de especiarias como pimenta preta, cravo e baunilha. No paladar tem volume médio, boa estrutura e final persistente devido à mineralidade dos nossos solos. É um vinho aromático, fresco e saboroso, que expressa as características únicas de clima e solo do Fundo El Rosario", aponta Ruiz.



Recomenda-se harmonizar o Gran Reserva Blend Series #1 com queijos duros como o Manchego, risoto de funghi, massas bem condimentadas, carnes brancas, vermelhas e de caça, além de acompanhar perfeitamente peixes gordurosos como atum e albacora. Preço médio para consumidor final: R$ 130,00.

Realizada por especialistas em terroir, a pesquisa em Fundo El Rosario determinou os distintos perfis de solo presentes no vinhedo, assim como a riqueza, clima e biodiversidade do local. Entre os resultados encontrados, destacam-se as particularidades que tornam a Tarapacá um verdadeiro “Clos Natural” (*) rodeado pelo Rio Maipo e por parte da Cordilheira dos Andes, que se estende como escudo por toda a propriedade, localizada no Vale do Maipo, origem dos melhores Cabernet Sauvignon do Chile.

- Para conhecer o estudo completo, visite a Plataforma “El Rosario Estate” em www.tarapaca.cl/rosario-estate/es/.
- Para mais informações sobre a Viña Tarapacá visite o site www.tarapaca.cl
- Para acompanhar as novidades da marca, acesse os perfis da Viña Tarapacá nas redes sociais no Facebook e Instagram: @Viñatarapacachile; e no Twitter @Vinatarapaca.

(*) Clos é um termo da viticultura francesa usado para denominar um terroir rodeado por muros de concreto construídos para preservar o vinhedo.

#tarapacáblendseries1 #rosarioestate #viñatarapacá

Viña Tarapacá


A Viña Tarapacá é uma das mais premiadas e reconhecidas vinícolas do Chile. Conquistou seu primeiro prêmio internacional em 1876, após apenas dois anos de sua fundação. Graças à tradição centenária da marca, nasce a linha Gran Reserva Tarapacá, com vinhos de qualidade excepcional, distintos, elegantes e memoráveis, fiel reflexo de sua origem. O portfólio está composto por três etiquetas: Gran Reserva Etiqueta Azul, Gran Reserva Etiqueta Negra e Gran Reserva. Elaborados com rigor e profundo conhecimento, procuram refletir fielmente a origem de cada uma de suas cepas. São vinhos atuais e versáteis que mantêm suas raízes profundamente arraigadas na vitivinicultura chilena.


Mais informações para a imprensa: CH2A Comunicação
Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenação: Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br
Tel. +55 11 3253.7052 | Cel. +55 11 9 7641-7472
Assessoria de imprensa | Eventos | Textos & Conteúdo

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras