Grupo Miolo abre inscrições para o Projeto Winemaker, que forma enólogos amadores

Um grupo de enófilos que tem, além da paixão pelo vinho, um ponto em comum: o desejo de elaborar o próprio vinho. Assim são as turmas do programa Winemaker Miolo, único curso da América do Sul destinado à formação de enólogos amadores, que se envolvem em todo o processo de elaboração de um vinho, desde o vinhedo até a escolha e elaboração do rótulo. O projeto é conduzido por Adriano Miolo, enólogo da vinícola Miolo, e pela equipe técnica do Grupo Miolo.

Desenvolvido através da Escola do Vinho, o programa está em sua quinta edição. O objetivo é oferecer a oportunidade de elaborar um vinho próprio, utilizando a estrutura das vinícolas do grupo e o suporte dos profissionais da empresa.

O programa é formado por quatro encontros:

1- O primeiro, destinado à elaboração de vinho tinto, terá início em agosto e serão abordados principalmente aspectos como: viticultura, tratos culturais, podas e toda a parte agronômica;

2- Na visita de novembro, o principal foco é a maturação das uvas, transformações fenólicas, poda verde etc. Além da parte prática, há também aulas e entrega de material para a preparação da safra;

3- No mês de março de 2017, no terceiro encontro, acontece a safra: os participantes farão a colheita das uvas, seleção manual  dos cachos, adição de SO2, pé-de-cuba, de enzimas de outros produtos enológicos, além de análises e degustações;

4-No mês de junho/julho do próximo ano, o encontro destina-se à definição do corte e envelhecimento, enquanto será definido o rótulo para cada participante, que, ao final do programa, receberá 10 caixas com seis garrafas do vinho que ele mesmo elaborou.

*Durante o período das quatro visitas, os participantes ficam hospedados no luxuoso Hotel e SPA do Vinho Caudalie, que fica em frente à Miolo. Participam também de degustações especiais, jantares e almoços temáticos e harmonizados.
* O vinho elaborado através do programa Winemaker é um Merlot, que pode receber em seu corte outras castas, a serem definidas pelo grupo. O vinhedo exclusivo Winemaker é uma das melhores parcelas do vinhedo da família e está localizado dentro do Lote 43, na região demarcada do Vale dos Vinhedos.


Já estão abertas as inscrições para turma de 2016!

O investimento é de R$ 15.900,00, dividido em 12x sem juros através de boleto bancário.
O valor do investimento contempla hospedagens, transfer a partir de Porto Alegre, almoços, jantares e todas as atividades e degustações propostas, além de 10 caixas do vinho elaborado com rótulo personalizado. Informações pelo e-mail laura.neis@miolo.com.br ou pelo telefone (54) 2102-1553.

Informou: CH2A Comunicação

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras