Harmonização de Risoto de Linguiça com vinho tinto Pinot Noir e Syrah


Almoço de sábado na casa da amiga, bom saber o menu antecipadamente para ajudar ao menos com a bebida, já que a mesma (me refiro à amiga) não fez questão de que nós, as amigas convidadas, tampouco levássemos alguma coisa para contribuir. Pois bem, ciente do que iríamos almoçar, dei uma "olhadinha" na minha humilde adega e imaginei levar o vinho certo e pensei: - "Harmonização de Risoto de Linguiça com vinho tinto Pinot Noir e Syrah cairá muito bem. Levarei o C´est La Vie!"

C´est La Vie - Pinot Noir/Syrah 2012 foi o vinho escolhido


Em épocas de recessão ando "escondendo" alguns vinhos de mim mesma e esse vinho estava em minha adega há quase um ano e meio. Quando o comprei, fiquei encantada pelo rótulo, e vendo informações sobre as castas como também sobre o produtor, o Albert Bichot, que é um grande nome no mundo dos vinhos com vinhedos espalhados no coração das quatro principais regiões vinícolas da Borgonha, que são: Chablis, Côte de Nuits, Côte de Beaune e Côte Chalonnaise não tive mais dúvida. Confesso ser sempre muita atraída pelo que aprecio ao olhar, e, quando me deparo com o rótulo de algum vinho que me encanta, deixo-me levar, porém, baseada nas informações e apresentação da garrafa eu não tive dúvidas em adquiri-lo. Estava ansiosa por uma oportunidade de degusta-lo. Achei este almoço e ocasião finalmente perfeitos! 

Entendendo a harmonização do vinho com Risoto de Linguiça


Risoto é um prato típico da culinária italiana. A palavra vem de "riso", que no idioma italiano significa arroz, porém aplicada em diminutivo, risoto (arrozinho). É um prato de elaboração simples, porém que requer atenção ao ponto certo do cozimento do arroz. Possui uma infinidade de combinações, desde quatro queijos, camarão, funghi entre outras variações. Na harmonização com vinho, acompanha bem espumantes Brut e Rosé, porém na combinação com Risoto à base de carnes ou de embutidos, como foi o nosso delicioso Risoto de Linguiça, que ainda levou uma boa pitada de açafrão, pede um vinho tinto de corpo médio, com taninos fáceis de beber e com bastante frescor na fruta, podendo ter alguma especiaria e assim o C´est La Vie Pinot Noir/Syrah 2012 "casou" muitíssimo bem!


E vamos ao vinho!


C´est La Vie Pinot Noir/Syrah 2012
País: França
Análise organoléptica: vermelho rubi de média intensidade brilhante
Aromas: frutas vermelhas, lembrando cerejas frescas e especiaria
Boca: fresco, frutado, com acidez marcante e equilibrada. Despretensioso e muito gostoso!

C´est la Vie! Vive la France!

Onde comprar: Via Vini
www.viavini.com.br

Até o próximo post!
Vanda Meneguci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras