Batatas Assadas com Alecrim harmoniza com vinho Tempranillo

Acho gostoso elaborar pratos simples de se preparar e que vão ao gosto da maioria das pessoas. Inspirada em harmonizar uma garrafa de vinho a qual ganhara de um amigo, pensei em cozinhar batatas e me lembrei de uma receitinha prática, a qual poderia me cair muito bem numa sexta-feira à noite em casa, na companhia dos meus pais. Pensei: batatas assadas com alecrim harmoniza com vinho Tempranillo. Deu certo!

A receita é simples, composta de ingredientes fáceis de se encontrar no supermercado do bairro, mais requer atenção no ponto exato de assamento das batatas, e esse sim, pode variar porque se faz necessário certificar-se que a batata esteja bem molinha, como que ao ponto de um purê, para que assim ela possa ser preparada da forma como ensinarei nesta receitinha abaixo. Vamos conferir?

Batatas Assadas com Alecrim


Ingredientes: 
4 batatas grandes - 3/4 de xícara de queijo Cottage - 1 colher de iogurte Greco ou Natural - 1/4 de xícara de leite - 100 gramas de queijo Parmesão ralado - 1 pacote pequeno de Doritos Nachos - Alecrim.

Modo de Preparo: 
Pegue as batatas com casca e faça furos com o garfo em toda a sua extensão. Enrole uma a uma em papel alumínio, colocando - as posteriormente ao forno sob temperatura de 220ºC por 60 minutos. Retire as batatas do forno e corte-as ao meio (corte longitudinal). Com uma colher, retire todo o seu miolo e reserve. 

Em uma tigela junte: o miolo das batatas, 3/4 de xícara de queijo Cottage, 1 colher de iogurte, 1/4 de xícara de leite. Misture tudo e depois preencha as batatas com essa massa. Finalize com o queijo Parmesão ralado, alecrim e com o Doritos Nachos triturados com as mãos. Leve-as novamente ao forno até que o queijo ralado esteja derretido.

O vinho escolhido para harmonizar: Santa Florentina Tempranillo 2013


Informações sobre o produtor, uva e região
Tempranillo é casta mais emblemática da Espanha, porém o nosso exemplar para harmonizar com as Batatas Assadas com Alecrim é um Riojano Argentino. La Rioja é uma região pequena, cujo os vinhedos estão concentrados ao lado oeste da província. Chilecito é a principal área produtora, onde também se concentra 71% das vinhas da Bodega La Riojana (produtor do vinho Santa Florentina Tempranillo) e os demais percentuais de vinhas situados nas regiões importantes subsequentes de Coronel Felipe Varela, com 14,3% e os Departamentos de Castro Barros, Famatina e Arauco com o restante e aproximados 3,5%. Voltando a Chilecito é interessante saber que a região recebera este nome em homenagem aos mineiros chilenos que vieram a estas terras atrás de riqueza, atraídos pela extração de ouro presente ali.

De clima seco e quente no verão, La Rioja desfruta de uma boa variação entre o dia e a noite, principalmente nas regiões de maior elevação. O solo por essas terras são arenosos, permeáveis e profundos. É uma região árida, que depende fundamentalmente de irrigação, já que o seu índice de pluviosidade não passa de 180mm por ano. As uvas plantadas ali são: Torrontes (principal cepa branca da região), Bonarda, Cabernet Sauvignon (entre as tintas) e deliciosa Tempranillo a qual a Bodega La Riojana soube vinificar muito bem, trazendo para minha mesa esse delicioso vinho.

E para não perdermos o costume, vamos ao vinho?

Santa Florentina Tempranillo 2013
Produtor: Bodega La Riojana
Pais e Região: Argentina, La Rioja - Chilecito
Casta: 100% Tempranillo
Graduação alcoólica: 13ºC
Análise organoléptica:
Cor: vermelho rubi escuro e brilhante.
Aromas: ameixas e cerejas maduras com uma nota especiada, típica da casta Tempranillo.
Boca: médio corpo, com boa intensidade de fruta, boa acidez, equilíbrio e persistência. Fácil de beber, redondinho e gastronômico.
Temperatura de serviço: servir entre 16ºC e 18ºC.
Harmonização: pratos como o tradicional Gazpacho, massas com molhos vermelhos, carnes vermelhas variadas e as minhas deliciosas Batatas Assadas com Alecrim.
R$: 50,00
Onde comprar: AM Wine Empório e Adega
Endereço: Rua José dos Reis, 773 - Tel: (11) 2084 8184 - http://www.amwine.com.br/

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras