Alvarinho e Bolinho de Bacalhau, hum...hum!

Bolinho de Bacalhau é tão gostoso que muitas vezes aprecia até mesmo aqueles que dizem não gostar de Bacalhau. É uma iguaria tradicional comumente encontrada não só em Portugal, como também obrigatória na culinária dita Mediterrânea - e olha que Portugal não é um país banhado pelo Mar Mediterrâneo porém muitas vezes é assim considerado dada a sua proximidade e consequentemente pelo clima semelhante ao encontrado nos países que por ele são - e quando acompanhado a um bom vinho Alvarinho, o Bolinho de Bacalhau torna-se ainda mais delicioso.

Bolinho de Bacalhau e a sua receita oficial. Descreve a base de seu preparo que serve para as suas mais diversas variações 


Abrindo o baú das curiosidades, saiba que a primeira receita oficial do Bolinho de Bacalhau data do ano de 1904, publicada num livro chamado Tratado Completo de Cozinha e Copa, do autor Carlos Bandeira de Melo também conhecido pelo pseudônimo de Carlos Bento da Maia, que era também oficial do exército português. Vamos aqui ler um trecho do texto que extrai a forma como ele descreve o seu preparo: 

 (…) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (…)

Interessante, não é mesmo? A arte de cozinhar está sempre envolta de cultura e consequentemente de história, assim como nos vinhos. 

O vinho Alvarinho Filipa de Lencastre é excelente para harmonização de culinárias ligeiras. E vamos ao vinho!


A Alvarinho é tão tradicional que é considerada por muitos, como sendo a melhor uva branca enxertada nas vinhas portuguesas. É uma casta rara, de baixa produção e de alto valor no mercado nacional como também internacional. A casta origina a vinhos com características particulares e distintas, de boa acidez, aromas delicados e também complexos, variando a frutas, (pêssego, limão, maça verde e lichia) a florais, (flor de laranjeira e violeta) frutos secos (noz e avelã) como também a mel. 
E vamos ao vinho!

Filipa de Lencastre 2014
O nome deste vinho é uma homenagem a Dona Filipa de Lencastre, mulher do rei D.João I e consequentemente rainha de Portugal. Diz a história que o seu apoio ao rei e aos seus filhos contribuiu para a grande era dos descobrimentos dando início a grande expansão portuguesa.

Harmonização:
Versatilidade é o seu nome, pois se faz perfeito junto a pratos como mariscos, sushis, peixes, carnes brancas, culinárias ligeiras e regionais como o fumeiro tradicional e o cabrito do monte, dada a sua ótima acidez, e é aí que o casamento com o delicioso Bolinho de Bacalhau torna-se perfeito, como o que preparei aqui...hum...hum!

Como beber:
Servir entre 10ºC e 12ºC.
Análise organoléptica:
Cor: amarelo palha citrino e brilhante.
Aroma: floral, frutas brancas e uma notável presença de maça verde.
Boca: fresco, frutado, de ótima acidez e persistência.
Obs: um vinho tão delicioso e refrescante que convida para mais algumas taças e bem mais!
Quem importa: Conceito Português http://www.conceitoportugues.pt/
Preço médio: R$ 72,00

Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras