Vinho do Deserto do Atacama? Sim, é possível

 Você sabia que é possível produzir vinhos no deserto? A chilena Vinã Ventisquero provou que sim! A vinicola assina a linha de vinhos Tara, os primeiros produzidos na região mais árida do planeta: o deserto do Atacama. O projeto teve início em 2006, coordenado pelo enólogo - chefe da VentisqueroFelipe Tosso, ao lado dos enólogos Alejandro Galaz e Sergio Hormazábal. Na ocasião, a equipe enológica da vinícola iniciou o estudo do terroir para plantar, em 2007, as primeiras videiras.

"Foi um enorme desafio. É como aprender a fazer vinho de novo ou como fazer em marte. Tivemos de descobrir como gerir o sal do solo do vinhedo e como produzir em um terroir tão extremo e insólito", conta Tosso.

Nestes solos calcários, a Viña Ventisquero expandiu as fronteiras do mapa vitivinícola do Chile e apostou na criação de vinhos de alta qualidade, com características únicas. Os rótulos Tara são o resultado do pioneirismo da vinícola: duas mesclas tintas - uma com base em Pinot Noir (Tara Red Wine 1) e outra com base em Syrah (Tara Red Wine 2) - e um branco com base em Chardonnay (Tara White 1). Tara Red Wine 1, Tara Red Wine 2 e Tara White 1 têm origem no mesmo vinhedo, localizado a 16 km do mar, no Vale de Huasco. 

Para ser fiel ao terroir onde os vinhos foram elaborados, foi preciso optar por uma forma de produção que se refere aos processos artesanais da colheita, vinificação e aos procedimentos de engarrafar o vinho. Assim, a colheita é realizada manualmente e, no caso do Tara White 1, a prensagem foi realizada de forma tradicional, com os pés, o que representou um rendimento de apenas 40% das uvas.

A linha recebeu o nome mítico Salar de Tara, um dos tours mais procurados no deserto do Atacama. A paisagem evoca o silêncio e a imensidão do local. Daí vem a inspiração para Tara: rótulos com traços simples e garrafas numeradas que indicam a pequena produção de cada um dos vinhos, com cápsula azul- celeste que lembra o céu mais azul do mundo. 

Segundo Felipe Tosso, Tara é uma experiência que leva os apreciadores do vinho além dos clássicos. "Hoje não conheço no Chile um terroir como este, tão extremo, e por isso, com a possibilidade de dar origem a vinhos tão diferentes. São vinhos que refletem a identidade de Atacama", define o enólogo.


Viña Ventisquero

Criada em 1998, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem, criativa e de espírito empreendedor. Possui escritórios em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e China e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o Pinot Noir Herú, além dos ícones Vértice, Pangea e Enclave, elaborados pelo enólogo-chefe Felipe Tosso em parceria com o enólogo australiano John Duval.

Em 2012, foi a primeira vinícola a receber o “Certificado de Sustentabilidade Wines of Chile” em 100% de seus vinhedos por suas práticas de certificação sustentável em todos os campos de cultivo. Em 2013, avaliada também nas categorias ‘adega’ e ‘responsabilidade social empresarial’, recebeu a segunda certificação por sua evolução em todas as áreas relacionadas à elaboração do vinho. www.ventisquero.com

 Informou: CH2A Comunicação


Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras