Harmonização. Brócolis ao forno - Pania Sauvignon Blanc


  Sábado, almoço prático para despedir-se do verão, como uma espécie de boas-vindas a nova estação; e que venha então o outono! Na casa de um amigo, juntos elaboramos um prato fácil e delicioso para harmonizar com um vinho cheio de frutas, com vivacidade e frescor incríveis: o Pania Sauvignon Blanc, um exemplar e tanto da Nova Zelândia - Marlborough, região tão emblemática e de clima propício para a produção de vinhos de grande expressão para a casta Sauvignon Blanc.

  Harmoniza-lo com um prato também leve, foi o que pensamos, o brócolis, que para nós, ganhou um up grade com croûtons regado ao azeite, pimenta vermelha, e queijo Emmental. Vamos a receita, análise do vinho e posteriormente à conclusão desta harmonização que nos surpreendeu positivamente e deliciosamente!


Brócolis ao forno (porção para 2 pessoas):

Ingredientes:
- 1 maço de brócolis,
- 1 pacote de mini torradas,
- 1 pimenta vermelha cortada em pedaços pequenos sem sementes,
- 150 gr de queijo Emmental cortado em cubinhos,
- Azeite 

Modo de preparo:

Em um recipiente, reservar o brócolis na água por alguns minutos. Após lava-lo, retirar toda a água transferindo para uma assadeira. Separa-lo em gomos. Quebrar as mini torradas em pequenos pedaços distribuindo entre os gomos de brócolis. Em seguida, fazer o mesmo procedimento com o queijo Emmental e a pimenta vermelha. Por último regar tudo com azeite. Colocar no forno à temperatura de 180ºC durante 15 minutos. Regar com mais azeite, voltando para mais 15 minutos finais.

O Vinho:
Pania Sauvignon Blanc 2014
Produtor: New World Wines
Região: Nova Zelândia - Marlborough 
Análise organoléptica:
Cor/ Visual: amarelo palha com reflexos verdeais.
Aromas: frutas tropicais, abacaxi, maracujá e citricas (limão), ervas finas.
Boca: leve, frutado, de ótima acidez e persistência.
Obs: é do tipo que a gente bebe e ama, além da bela garrafa ilustrada pela artista plástica Annie Smits, que conseguiu captar toda sutileza e feminilidade impressas neste vinho.



Resultado: É um vinho que pede uma harmonização com comidas leves e saladas é uma ótima pedida. O brócolis ganhou um certo peso, mas tão discreto, que só veio a melhorar com os adição do queijo Emmental, pimenta vermelha e croûtons, que potencializou a crocância do brócolis assado. O queijo Emmental é geralmente indicado na harmonização de vinhos tintos e frutados por ser um queijo com sabor suave e adocicado. Pania Sauvigon Blanc tem tanta expressão na fruta, que ao final de boca, deixa um certo dulçor, elemento que harmonizou com o queijo. Tudo perfeito!


Pania Sauvignon Blanc
R$ 49,90
Onde comprar: Vinhos On Line: http://www.vinhosonline.com/

Até o próximo post!

Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras