Degustação com Mateus Nicolau de Almeida, produtor e enólogo da Muxagat Vinhos


A paixão pelos vinhos é uma herança que transcende gerações na família de Mateus Nicolau de Almeida, na verdade o orgulho é tanto que são eles, avô e pai, a grande influência na vida do jovem enólogo, não apenas pela forma de fazer bons vinhos, mas também em sua forma de ser e estar na vida. Neto de Fernando Nicolau de Almeida, criador do mítico Barca Velha, (Casa Ferreirinha) o vinho mais emblemático de Portugal e filho do respeitável enólogo da casa Adriano Ramos Pinto, João Nicolau de Almeida. O know how para elaborar bom vinhos está no sangue, e posso resumir em uma frase? Que geração de peso! Tudo começou em Muxagata, na freguesia portuguesa de Vila Nova Foz Côa, localidade inserida na Região Demarcada do Douro. No ano de 2003, deu-se a criação do seu primeiro vinho, nascendo a Muxagat Vinhos (Mocho = Coruja e Gato). Hoje a Muxagat funciona em uma nova instalação, em uma antiga adega de granito na Mêda (a 600m de altitude). A técnica que Mateus utiliza é de vinificação das uvas de baixa altitude com as uvas de alta altitude para a obtenção de um blend perfeito, além do cultivo das vinhas receber aplicação dos métodos biodinâmicos, produzindo uvas de sabor muito mais intenso. Isso eu e os demais presentes certamente sentimos na degustação realizada no Refúgio Enoteca e Bistrô no último dia 5 de novembro.

Mateus Nicolau de Almeida
Vamos então para os vinhos ?

Mux Branco safra 2011
Castas: 80% Rabigato, 20% Vinhas Velhas
Análise organoléptica:
Cor/Visual: amarelo palha claro e brilhante.
Aromas: frutas brancas de caroço, (pêra, pêssego) nuances florais e bastante mineralidade.
Boca: médio peso, untuoso, frutado, fresco, de excelente acidez, e longa persistência em boca.
Obs: Um vinho delicioso, de uma acidez fantástica, tudo em perfeito equilíbrio. Ideal para harmonização com saladas, peixes ou  simplesmente para apreciar em dias quentes de verão (super recomendo)  



Mux Tinto safra 2009
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão
Análise organoléptica:
Cor/Visual: vermelho rubi intenso.
Aromas: frutas vermelhas, notas balsâmicas, menta e leve chocolate.
Boca: encorpado, frutado, equilibrado e grande persistência em boca.
Obs: Delicioso vinho de corte de uvas autóctones do Douro. Um vinho gastronômico que pede um acompanhamento de carnes de peso, gordurosas. 

Nos prêmios “Os Melhores do Ano” da revista WINE, a cidade do Porto foi eleita “Destino Gastronómico do Ano 2013”. A redação da publicação elogia o cosmopolitismo da cidade, realça o crescente número de turistas, muito interessados em descobrir o produto “gastronomia e vinhos”, e nota o aumento da oferta enogastronômica. A Muxagat  Vinhos foi eleita como “Produtor Revelação do Ano”, Douro. Fonte: http://www.viniportugal.pt/


Onde comprar: Refúgio Enoteca e Bistrô
Avenida Lavandisca, 519 - Moema/São Paulo
Tel: (11) 2506 81 30
http://www.refugioenotecaebistro.com.br/



Até o próximo post!
Vanda Meneguci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras