Tannat Tasting Tour 2014


 A casta Tannat no Uruguai brilha. Brilha como uma estrela, assim como o sol regente. O Uruguai é o maior produtor do mundo da casta Tannat, mais hectares plantados do que em  sua própria região de origem, Madiran, situada ao sul da França, próximo a Bordeaux. O Tannat Tasting Tour 2014, que ocorreu  nos dias  11, 12, 14 e 15 de agosto em quatro cidades, - Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Campinas, respectivamente - trouxe com ele 22 grandes produtores os quais apresentaram seus vinhos varietais, seus vinhos Tannats de corte com outras uvas, já que o Uruguai também produz vinhos de excelente qualidade de  outras  castas que  se  adaptaram perfeitamente  ao terroir do país, exemplares de Pinot Noir, Chardonnay e Cabernet Sauvignon também estiveram presentes. Sob promoção da Wines of Uruguay, organização e apoio da Cristina Neves Comunicação e Eventos, Uruguay Natural, INAVI e Cisper, estive presente no evento de São Paulo, o qual ocorreu no Hotel Renaissance, Salão América do Norte. Produtores já renomados como Narbona, Bouza, Traversa, Bodegas Carrau entre os demais brilharam no salão. A proposta foi apresentar 5 rótulos de cada produtor. Difícil foi descartar algum vinho, já que todos eram de ótima produção, mas irei dar destaques a alguns rótulos:


- Gran Tannat Premium 2009 - Montes Toscani (perfeito para beber, com prontidão. Estava perfeito mesmo!)
- Tannat Premier safra 2014 - H.Stagnari (tem bom corpo e estrutura para envelhecer)
- Narbona Tannat Roble 2011- Finca Narbona (gostoso, com corpo e estrutura)
- Viña Salort Tannat Roble 2010 - Familia Traversa (um ótimo vinho, com bastante estrutura, mas fácil de beber)
- Gran Reserva Old Vine 2010 - Viña Progresso (uma grande surpresa, um vinho bem vinificado, muito integrado)
- Sueños de Elisa 2011 - Vinã Progresso (foi também uma grande surpresa, do mesmo produtor do vinho acima. Um vinho bem vinificado, muito integrado, fácil de beber)

Boas surpresas se revelaram neste evento: Artesana Tannat - Zinfandel - Merlot Reserva 2011- grande expressão na fruta vermelha e escura, acidez e equlibrio. O Chardonnay H.Stagnari muito fresco e frutado lembrando maracujás e frutas cítricas, além do Primer Viñedo 1X1 , da mesma vinícola, um Cabernet Sauvignon delicioso com bastante tipicidade. E o Hippie, da Bodega J. Chiapella um Pinot Noir cujo a proposta da garrafa chamara bem a minha atenção. De corpo leve e aromas de frutas vermelhas, como um Pinot deve ser!

        A  casta Tannat dá origem a vinhos de muito caráter, bastante corpo
        e estrutura, muito tanino, com grande intensidade de cor, aromas
          deliciosos de frutas escuras e chocolate, com ótima concentração.
              Estes 
vinhos acompanham muito bem pratos de carnes vermelhas, com molhos fortes.

Até o próximo post!
Vanda Meneguci



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras