ABS - SP e Ibravin selam convênio na sede da ABS-SP




No dia 04 de junho, a ABS - SP e o Ibravin selaram convênio em uma solenidade realizada na sede da ABS - SP. O convênio foi assinado por Mário Telles Jr, presidente da ABS-SP e Dirceu Scottá, vice presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin. Certamente é uma marco histórico para a promoção e divulgação dos vinhos nacionais. Onze produtores estiveram presentes entre os convidados associados e alunos da instituição (ABS-SP). Após a assinatura do convênio, a ABS-SP transformou-se em uma deliciosa degustação de vinhos. Publico aqui na ordem a qual os degustei, inciando pelos espumantes, brancos tranquilos, tintos leves a médios e tintos mais potentes.

Vamos lá para o show ? 


Dedicato Brut - safra 2012
Castas: 70% Chardonnay, 30% Pinot Noir
Produtor: Monte Paschoal (Serra Gaúcha - RS)
Boa perlage, fresco frutado com aromas de abacaxi e pão torrado. Boa acidez, boa persistência em boca, agradou muito!






Dunamis Brut - safra 2012
Casta: 100% Chardonnay
Produtor: Dunamis (Serra Gaúcha - RS)
Fresco, frutado com aromas florais, de frutas de caroço e notas complexas. Boa acidez. Apresentou um leve amargor no final sem incomodar muito.





Acordes Chardonnay - safra 2012
Casta: 100% Chardonnay
Produtor: Garibaldi (Garibaldi - RS)
Não é só rótulo que agrada. O vinho é realmente delicioso. Aromas de abacaxi em calda, limão e aquela percepção aromática de amanteigado. Boa persistência em boca, retrogosto semelhante aos aromas. Um vinho gastronômico e de tipicidade. Muito bom!










Aurora Chardonnay Pinto Bandeira - safra 2012
Casta: 100% Chardonnay
Produtor: Aurora (Pinto Bandeira- RS)
Flores e frutas tropicais e aromas complexos somados a uma sugestão de coco.  Boa persistência em boca, cremosidade. Gastronômico e delicioso! 



Quinta da Neve - Cabernet, Sangiovese, Merlot - safra 2011
Castas: 40% Cabernet Sauvignon, 40% Sangiovese, 20% Merlot
Produtor: Quinta da Neve  (São Joaquim - SC)
Frutas vermelhas e escuras e toques herbáceos. Boa acidez e equilibrio em boca.







Pizzato Merlot Reserva - safra 2011
Castas: 100% Merlot
Produtor: Pizzato (Vale dos Vinhedos - RS)
Aromas de frutas vermelhas e escuras, leve toque tostado. Boa acidez, equilibrado, boa persistência em boca, taninos elegantes. Um ótimo exemplar de Merlot do Sul.





Testardi Syrah - safra 2013
Casta: 100% Syrah
Produtor: Miolo (Vale do São Francisco - BA)
A figura do Cactus no rótulo já remete terras áridas. Grande expressão da casta Syrah do Vale do São Francisco (BA). De cor vermelho rubi intenso, sugestão de frutas vermelhas e escuras, pimenta preta e branca e um leve defumado.Um vinho jovem, de longa persistência em boca, taninos potentes em total equilíbrio. Um excelente vinho que com um tempinho de guarda entre três e quatro anos ficará ainda melhor.








Perini Quatro - safra 2009
Castas: Ancelotta, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat
Produtor: Perini (Vale Trentino - Farroupilha- RS)
Um vinho premiadíssimo, com Medalha de Ouro no Vinalies Internacionales 2014 (Paris), Medalha de Bronze no Wine Chalenge London além de estar entre o Top 10 e Top 5 em 2013 (Expovinis e Expovinhos respectivamente). O numeral "Quatro" dá todo o motivo para o nome do vinho: 4 estações do ano, 4 castas, 4 garrafas por caixa, produção de 4.000 garrafas. Um vinho com bastante complexidade, de taninos potentes e de muita elegância.






Bueno Paralelo 31- safra 2011
Castas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot
Produtor: Bueno Wines (Candiota - RS)
Um corte bordalês de boa estrutura. Frutas escuras maduras, especiarias, tabaco. Taninos potentes integrados a boa acidez e equilíbrio. Este vinho está no ponto!







Mais outros dois produtores estavam presentes representando a vinícola com um rótulo cada (Hermann, com o seu delicioso Lírica Brut, e a Pericó com o Vigneto Sauvignon Blanc, o qual deixei para uma outra oportunidade). Um brinde aos vinhos nacionais!

Até o próximo post,

Vanda Meneguci



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras