Não se deixe enganar. As percepções visuais podem nos dar um bom indício sobre o aspecto de um vinho.


Em minhas andanças pelo bairro onde moro, entrei em uma loja que comercializa produtos naturais e até mesmo importados, e lá pude constatar que existiam vinhos. Em cima da última prateleira, a qual é preciso uma banqueta para poder pegar a garrafa e por fim ler o rótulo (não é o foco aqui  falar do despreparo percebível da loja em comercializar bebidas) porém me chamou a atenção encontrar um Pinot Grigio, bem empoeiradinho entre vinhos portugueses e espumantes nacionais. Amo Pinot Grigio! Entre muitas outras castas brancas italianas bem mais difíceis de encontrar aqui no Brasil, como é o caso das sicilianas Catarrato, Grillo, Inzolia, na Itália, as melhores expressões da uva estão no nordeste, desde o Trentino-Alto- Adige, passando pelo Veneto, até Friuli Venezia Giulia, uva clone na famosa Pinot Gris, nativa do Leste Europeu. Pedi a banqueta e o retirei da prateleira: Pinot Grigio Delle Venezie. O rótulo? Uma perfeita obra de arte. Se não é uma obra de Canaletto (pintor da escola veneziana famoso em retratar a Veneza urbana e suas esplêndidas construções arquitetônicas bizantinas) certamente é de um pintor que se inspirara nele. Por fim, peguei o vinho, levei no caixa e perguntei o preço: - São vinte e dois reais", respondeu a moça do caixa. Respondi: - "Esse vinho é uma safra 2006, já está um pouco antiga para o estilo". Ela me respondeu:-"Mais quanto mais velho não fica melhor?"-Respondi: -"Isto depende muito. Se tiver potencial de guarda sim." Respondi. Daí fizemos um trato: Se o vinho não estivesse bom poderia devolve-lo. Perfetto. Vou arriscar. Trouxe para casa. Minha paixão pelas minhas raízes sempre falam mais alto do que razão!

Bom, tinha muita certeza do que iria encontrar, já pelos aspectos visuais do vinho. A casta Pinot Grigio geralmente produz vinho de cor muito clara, quase transparente. Este vinho tinha uma coloração amarelo dourada. Ao abri-la, já veio instantaneamente notas oxidativas no nariz, a qual também não condiz, o que confirma que o vinho está inadequado para beber. Devolução certeira! 

Por fim, meus grissinis de parmesão harmonizou melhor com uma Heineken geladinha. 

Em resumo é melhor não se deixar enganar. Um bom Pinot Grigio deve ter:


Coloração amarelo palha.

No nariz e no palato, notas de frutas cítricas (limão), pêssego e maçãs.
Boa acidez e frescor em boca, um certo toque agulha, como se fosse carbonatado, também é característico. É um vinho levinho.
Geralmente são vinhos jovens, cujo a vida útil não pode passar dos três anos. Quando elaborado em um estilo próprio, poderá envelhecer bem.


Até o próximo post!
Vanda Meneguci






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras