Entrevista exclusiva com Faye Cardwell - Uma mulher a frente do seu tempo.

Guardem bem o seu nome: FAYE CARDWELL, uma mulher a frente do seu tempo. Como ela mesma se auto - intitula, trabalha para si, é senhora da sua própria escolha. Uma jovem inglesa, poliglota, simpática e dinâmica que faz o que ama: promove vinhos italianos pelos quatro cantos do mundo. Recentemente esteve no Brasil para negociar pelo 2º ano consecutivo a participação do Consórcio La Spiga di Montalcino na Expovinis 2014. Com descontração e muita simpatia, Faye nos dá essa entrevista exclusiva.

VAT: Como iniciou a sua paixão pelos vinhos?
FAYE CARDWELL: Ah... A minha paixão pelos vinhos... Eu iniciei há 10 anos com o trabalho para organizar feiras de vinhos, ou a única feira de vinhos italianos existente na China. Depois de um ano, eu tive o prazer de organizar uma degustação de vinhos em um projeto para a 40ª edição da Vinitaly com Serena Sutcliffe, Master of Wine, e uma das maiores experts de vinho no mundo. Ela escolheu 14 produtores muito importantes para apresentar os seus produtos, e foi aí que eu disse a mim mesma: “Com todos esses vinhos maravilhosos, (eu já entendia alguma coisa) por que não continuar”? E foi ali mesmo que eu decidi me aperfeiçoar estudando na (AIS- Itália) onde obtive a formação profissional como Sommelière, e depois mais uma intitulação pela WSET, chegando ao nível avançado.

VAT: Como se dá o seu trabalho na prospecção dos produtores e até a efetivação dos eventos pelo mundo?
FAYE CARDWELL: É um grande trabalho de PA, de conhecer pessoas. Com os eventos os quais eu organizo, tenho a sorte de conhecer muita gente do meio, e com isso eu posso coloca-las em contato, umas com as outras. Eu trabalho muito com grupos de produtores, então é muito importante entender qual é o posicionamento do vinho no mercado, por exemplo, no Brasil nós definimos o Brunello porque também o Brunello é muito conhecido no país; é um mercado interessante. Por exemplo, eu posso vir aqui com o Brunello, mais não posso vir aqui com outra região com qual eu trabalho, porque pode não ser um mercado adequado. Então, preciso entender qual é o produtor, qual é o produto, e quais são as suas características.

VAT: Qual é a expectativa dos produtores quando vocês criam juntos esse fomento? Seria a princípio a promoção dos vinhos, correto?
FAYE CARDWELL: Sim. Eles têm que ter a consciência de que eu não tenho um mercado fácil no mundo, precisam se preparar. Eu posso ajuda-los na prospecção de contatos, com a comunicação, e depois ajuda-los a fazer o trabalho nos eventos sabendo que talvez eles encontrem a pessoa certa ou talvez não, que talvez eles tenham que retornar uma vez, duas vezes, ou talvez descubram que não é o seu mercado, que os preços são altos. O produtor tem que ser consciente do risco, tem que escolher bem o importador. Ao final, é sempre um trabalho de parceria, ou seja, os vinhos são importantes mais nesse tempo, ele tem que saber o que oferecer ao importador, fundamental aí, especialmente em novos mercados como o Brasil, o treinamento para a equipe comercial e para o canal de vendas.

VAT: O mercado de vinhos é muito amplo, principalmente na Europa. O que os produtores quem trabalham com você podem fazer para criar um diferencial competitivo perante os outros negociants que trabalham vinhos no mundo?
FAYE CARDWELL: Eu trabalho muito com produtores italianos, e eu acho que eles têm uma grande vantagem em ter coisas muito diferentes se comparado a outros países. Apelações que são interessantes e muito específicas, e hoje temos muitos mercados que buscam produtores “in natura”, ou seja, produtores de vinhos orgânicos, que não buscam apenas uma marca famosa, um “Jacob´s Creek”, mais sim um vinho mais exclusivo no se refere à terroir. Essa é uma característica muito importante encontrada no mercado dos vinhos italianos.

VAT:  Quais são as suas expectativas para o mercado brasileiro?

FAYE CARDWELL: ...Ah ah... eu acho o mercado brasileiro muito interessante para todos, porém a questão tributária alta complica, mais o que eu posso perceber é que o consumidor gosta muito dos vinhos italianos, então para os meus clientes isso é muito interessante, sendo assim, esperamos encontrar importadoras sérias para que juntos possamos crescer e criar um mercado. Eles têm consciência de que não é um trabalho fácil, mas os 13 produtores que virão ao Brasil em abril, sabem disso sim. Vamos lançar nossa nova marca "The Faces of Brunello" na Expovinis 2014 com o intuito de ajudar as pessoas a entender que esse grupo faz um dos vinhos mais famosos da Itália. Eles são um grupo de jovens produtores que hoje fazem excelentes vinhos com diferentes características e estilos. Temos um produtor com vinhos biodinâmicos que é tão apaixonado que pode prender sua atenção por horas enquanto descreve como gerencia seus vinhedos. Vamos realizar um evento para a imprensa também, por isso esperamos que os jornalistas locais se encantem pela paixão que eles têm por seus vinhos.

VAT: Uma experiência inesquecível na sua vida.
FAYE CARDWELL: Eu tenho a sorte de visitar coisas muito diferentes, então visito um pequeno produtor na região de Marche que faz um biodinâmico com ânfora de séculos, que faz o vinho na terra; também com produtores de Valpolicella, uma região onde vivi por dez anos que faz coisas muito selecionadas, - eu adoro o Amarone! - mais há um mês, fui a Campo Viejo, na Espanha, que foi um outro tipo de experiência, onde conheci uma vinícola de 4.600 hectares. Eles produzem 12 milhões de garrafas/ano e possuem 70 mil barricas. Essa foi uma experiência fantástica, perfeita para entender a grande variedade no mundo do vinho.

VAT: A Faye pela Faye...
FAYE CARDWELL: Ahahahah. Como eu sou? Germinal. Então, sou uma pessoa muito curiosa, sociável, que gosta de conhecer pessoas, de viajar e de fazer coisas muito diferentes, por isso trabalho para mim mesma, porque na minha vida organizo um evento no Brasil, escrevo um artigo, por exemplo, procuro jornalistas para o pré-lançamento do Amarone em Verona, então sempre faço coisas muito diversas o tempo inteiro. Nesse momento estou trabalhando na segunda edição do Wine Business Innovation Summit, um evento para as pessoas no comércio de vinhos que combina aspectos da comunicação, modelos de negócios, marketing e vinhos em um todo. Será realizado em Munique nos dias 18 e 19 de janeiro.

VAT: Deixe uma mensagem para os leitores do Blog.
FAYE CARDWELL: Ahahaha.. Uma mensagem? Bebam mais vinho e não se intimidem. O melhor vinho é o vinho que você gosta! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras