Vinitaly 2013 - Consorzio Tutela Valcalepio - Bergamo, Lombardia - Azienda Agricola Locatelli Caffi


BENVENUTI A BERGAMO. CUORE AGRICOLO E PRODUTTIVO DELLA LOMBARDIA- Frase do folder que trouxe comigo para o Brasil para relembrar do pavilhão da Lombardia e principalmente do Consorzio Tutela Valcalepio.


Valcalepio, é uma denominação reconhecida desde 1976, sendo vizinha da famosa Franciacorta, situada entre o Lago d´Iseo e o Lago de Como que tem como determinação a utilização de castas francesas em seu mais típíco corte bordalês, sim bordalês, o qual leva a priori algumas determinações simples: Merlot 40 - 75% e Cabernet Sauvignon 25-60% as quais deverão ser vinificadas separadamente levando em consideração as diferentes épocas de maturação das castas (em Bordeaux, sua região de origem, a casta Merlot costuma amadurecer em média 2 semanas antes da Cabernet Sauvignon sendo a mesma  uma uva que se adapta bem em regiões de climas frios, por fim se adaptou bem em Bergamo). Pela predisposição do terrítório do Consorzio Valcalepio para produção de vinhos tintos partindo das condições particulares de maturação das uvas e também da estrutura, se faz também  vinhos de denominação Riserva (3 anos de envelhecimento obrigatório). Há também regras básicas para a produção de vinhos DOC Valcalepio Bianco e DOC Valcalepio Passito. Para os vinhos brancos, o corte se faz pela variação das uvas Chardonnay, Pinot Bianco e Pinot Grigio na proporção de 55-80% Pinot Bianco e Chardonnay e 20-45% Pinot Grigio. Já o Valcalepio DO Passito, é produzido 100% varietal com a casta "Moscato di Scanzio", uva autóctone da região.


Estava eu então, circulando pelo Pavilhão da Lombardia, quando enfim me surpreendi com esse consórcio o qual não conhecia. O mais interessante nessas grandes feiras internacionais de vinhos é justamente descobrir  "o novo", regiões maravilhosas e produtores únicos. Visitar os estandes da Speri, Masi, Ruggeri, Bucci, La Massa, entre os mais renomados produtores italianos foi fácil, e quem aprecia mesmo bons vinhos italianos encontra todos esses excelentes produtores em território nacional sem muitos esforços, mais se deparar com que é raro, é delicioso!!!  


Conheci a L´Azienda Agriciola Locatelli Caffi, uma vinicola familiar, ao sopé da região de produção DOC, bem no coração de Bergamo e a oeste do Logo Iseo. É uma vinicola que se enquadra no padrão de boutique, a qual leva em consideração a qualidade e excelência dos vinhos em uma produção bastante limitada. Cheguei no estande, e o próprio produtor, o filho mais novo me atendeu. Nessas alturas já tinha visitado tantos produtores da Lombardia, pois estava  fazendo parte de uma rodada de negócios junto a delegações do mundo todo. Foi o produtor mais interessante que conheci, fique lá por mais de 1 hora, conversando sobre o Brasil, sobre a Itália, e obviamente degustando os excelentes vinhos.

Iniciei a degustação provando o DOC Valcalepio Bianco safra 2012 cujo corte é 70% Chardonnay e 30% Pinot Grigio. Estava na temperatura ideal, não muito gelado, mesmo porque estava muitooo frio, e isso poderia comprometer o sabor das frutas e por fim a excelente qualidade do vinho. Na sequência degustei o Rosso DOC safra 2010, com o seu corte bordalês 50% Merlot e 50% Cabernet Sauvignon.


Delicioso, bastante frutado e já com aromas presentes de madeira pelo estágio de 12 meses em barricas de carvalho. O Riserva safra 2008 também segue o mesmo corte, porém com percentuais um pouco diferentes, - 40% de Merlot e 60% de Cabernet Sauvignon- um vinho mais potente, que precisa decantar, gostoso e certamente perfeito para acompanhar carnes vermelhas ou queijos envelhecidos. Pesadão, bordalês - italiano. Detalhe: Me apaixonei pela garrafa, a garrafa mais bonita de toda a Vinitaly: Traz pinturas de Caravaggio no rótulo...aí eu amoleci de vez!!!!  E por último o Moscato Passito da autóctone "Moscato di Scanzio"... só faltou eu solicitar o tapete voador e sair flutuando!!!


A degustação chegou ao fim e o bate papo com o produtor também, que por fim me disse: "Un peccato non si ha tempo per conoscere la cantina" e eu respondi " In una altra volta". Virei una amica brasiliana! Uma grande descoberta. E eu e a Itália, a Itália e eu: Um amor eterno.

Locatelli Caffi: Un Piacere!

Visitem o site da vinicola:


Até o próximo post!

Bom fim de semana.
Vanda Meneguci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras