Jantar entre amigos. Ossobuco com Polenta e Malbec de Cahors.

Sábado gostoso, de clima quente em pleno mês de agosto. Um jantar entre amigos se formou,  onde o anfitrião "convidou" os amigos a participar no desenrolar da comida. Carne cozinhando na panela de pressão, polenta para fazer...mesa a ser organizada. Como a mesa da cozinha era relativamente pequena para o número de participantes, decidimos por fim realizar o jantar na varanda, ao ar livre, assim aproveitaríamos a noite de calor de céu limpo e linda.


Mesa posta, tudo encaminhado, polenta pronta. Uma entradinha sem harmonização, apenas para abrir o apetite e refrescar a boca nesta noite de clima tão atípico. Um Chardonnay chileno safra 2010 da DO Sagrada Família - Região do Vale Central nos deixou bem satisfeitos, com os seus aromas de frutas tropicais e maçãs e aquele leve toquezinho de manteiga...agradou! Entre Vermut, cerveja gelada, bate papo e Coldplay tocando, esperávamos ansiosos por nossa estrela principal: O famoso Ossobuco! 





           

O mestre - chefe, idealizador e anfitrião, mandou bem, fez bonito! Como na clássica animação Ratatouille, onde o ratinho era o verdadeiro chef cuisinier, assim o foi. Maestria perfeita e todos fizeram as suas tarefas perfeitamente... e finalmente chegou o prato principal: Ossobuco com Polenta harmonizado com um Malbec de Cahors, sudoeste da França, região de origem dessa que é uma casta plantada e conhecida mundialmente. Por ser uma casta com bastante de aromas de frutas, bom corpo e acidez balanceada, é uma deliciosa opção de acompanhamento para massas, aves e carnes assadas, assim como o nosso prato principal, que recebeu também a polenta. Frutas vermelhas frescas vieram na boca, onde ainda deu para sentir as notas de madeira pelo estágio de 10 meses em barricas de carvalho. Esse vinho também tem um percentual de Merlot, o que deixou bastante macio em boca.


Se fosse dar uma nota? A nota seria 10! 10 para as companhias, 10 para noite, 10 para os vinhos (ambos por coincindência eram safra 2010, 10 para o Ossobuco com polenta e para o nosso chef Ratatouille!!!    

Bon appétit !


Até o próximo post!

Vanda Meneguci.


Os vinhos:
Korta - Sagrada Família (DO) Chardonnay - Safra 2010. Produtor: Korta (Chile)
Rigal Les Terrases AOC Cahors - Safra 2010. Produtor: Rigal (França)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras