Degustando um vinho de Bordeaux. Château Tourtirac Castillon Côtes de Bordeaux 2010

Só o nome Bordeaux salta aos olhos da gente e de quem reconhece a  grande contribuição da França para o fascinante mundo dos vinhos.
Essa semana tive a oportunidade de degustar um vinho bordalês, o Château Tourtirac Castillon Côtes de Bordeaux 2010, cujo o produtor é o Château La Pierriere, situado ao sudoeste da França, a 30 minutos de Bordeaux e a 7 minutinhos de Saint Emilion, na região de Castillon, famosa por causa da Guerra dos Cem Anos realizada entre os séculos XIV e XV onde ingleses e franceses guerrearam na disputa de territórios e obviamente pela dispusta de poder.                                                  
Nossa degustação hoje então tem uma história de batalha!









Este vinho é um corte tradicional, cuja a região é ótima para o cultivo da uva Merlot.  Foi elaborado  com 60% Merlot, 20%  Cabernet Sauvignon e 20% Cabernet Franc, seguindo assim o estilo do produtor.
De cor rubi escura  de média intensidade, sem depósitos e brilhante. Ao sentir os aromas,  logo de início, sente-se bastante álcool,  que logo vai deixando  a sua presença mais severa para  posteriormente surgir as frutas vermelhas junto a algumas notas vegetais. Um vinho de bastante estrutura, complexo, com acidez bastante presente e taninos equilibrados. A uva  Merlot mesmo com os seus 60% ainda não o tornou mais macio ao final. Por fim, é um tipico vinho Bordalês, o qual acredito que ficará melhor com um tempo de guarda de 3 a 5 anos para ser bebido.
 


Premiação Safra 2010:
Medalha de Ouro -  Concurso de Bordeaux 2012.
Posto abaixo o link de dois sites do Chateau La Pierriere:

http://chateau.lapierriere.free.fr

http://www.chateau-la-pierriere.com/


Boa Noite!

Vanda Meneguci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras