Degustando o vinho esloveno Sivi Pinot da Marjan Simcic safra 2009

Na semana passada, tive a oportunidade de experimentar um vinho da Eslovênia (Leste Europeu). Um vinho branco realmente muito interessante da região de Primorje. Foi bastante curioso descobrir que um país tão pequeno como a Eslovênia
possui uma tradição vinícola que remonta há mais de 2.300 anos, ou seja, bem antes mesmo do calendário cristão existir. Uma produção que cresce assim como o número de vinícolas de altíssima qualidade. Bom, vou falar do vinho Sim Cic. Um vinho branco elaborado 100% com a Sivi Pinot a qual é na verdade a Pinot Gris da vinicola Marjan Simcic.

Mais antes de qualquer coisa, gostaria de falar um pouco sobre a vínicola Marjan Simcic e o que ela representa em estilo de vinhos. É hoje um dos melhores vinicultores do país. A olhos vistos, ficaria difícil acreditar no potencial desta vinícola, pois não trata-se de uma vinícola sofisticada, porém o que essa família leva em questão mesmo, são as técnicas de produção e cultivos, para produzir vinhos de excelência e qualidade.

As vinhas encontram-se ao lado da Eslovênia, porém na sub região de Collio Gorizia, Goriska Brda (área vinícola de Primorje), sendo uma continuidade das Collio Italianas da região de Friulli Venezia-Giulia, no nordeste da Itália.
Os terrenos do Collio são compostos de marga e arenito, ideal para o cultivo das videiras. Falando em videiras, A condução das mesmas, também são bem ao estilo do vizinho Friuliano, em intervalos controlados para que as mesmas possam competir umas com as outras para extrair do solo  a maior quantidade de nutrientes possíveis.
Deixando de lado a história da vinícola, vou agora decrever as impressões obtidas referentes ao vinho Sim Cic Sivi Pinot safra 2009.
É um vinho de coloração amarelo cobre, de aromas florais e de frutas brancas como pêssegos e melão maduro, assim como notas minerais as quais ficam muito evidentes no nariz. De longa persitência em boca,  vivaz e de ótima acidez e um certo amargorzinho no final. Muito bom! 


Para harmonização, fica bem acompanhado a presento cru, um macarrão penne  com atum e rúcula.
Quem traz este vinho para o Brasil é a importadora Decanter.
Boa tarde de feriado, e fica a dica: Vale muito a pena escolher vinhos provenientes da Eslovênia.

Vanda Meneguci.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alejandro Vigil: o "El Enemigo" que o mundo quer ter sempre por perto.

Uma volta aos anos 90 ? Mappin e Liebfraumilch, o "garrafa azul"

Juan Guerreiro Fonseca, proprietário do Cava D´Oro Bar e Restaurante e sua coleção de garrafas de bebidas raras